h1

Universo Experimental e Amostragem

      Segundo Hill & Hill(2009:43) para termos a razoável confiança de que os resultados de uma investigação possam ser extrapolados para o universo, é necessário termos atenção à nossa escolha. Deste modo, optámos por escolher um universo com dimensão suficientemente pequena para poder recolher dados de cada um dos casos, mas suficientemente grande para suportar as análises dos dados planeados. No caso do presente estudo, e uma vez que incidimos no número de vezes que ocorre um determinado acontecimento, não temos necessidade de informações precisas sobre o comportamento dos inquiridos, bastando dados globais que contribuam para uma análise estatística.

                 Assim, o Universo alvo do nosso estudo é o conjunto de todos os professores titulares de turma do 1º ciclo do concelho de Vila Franca do Campo. Os sujeitos do estudo são 53 professores que leccionam em escolas do 1º Ciclo, pertencentes a ambos os sexos. A nossa escolha pelo concelho de Vila Franca do Campo justifica-se pelo facto de esta área ser o local de trabalho de alguns elementos do grupo e, por isso, a sua realidade é conhecida.

                 Ademais, sabendo que o bullying é um fenómeno recente e alvo de vários estudos em curso, pretendemos com o nosso estudo, compreender o impacto deste fenómeno na nossa realidade escolar. No caso do nosso estudo em concreto, a população é muito reduzida, pelo que é passível de ser integralmente estudada, não havendo, por isso, a necessidade de se recorrer à amostra.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: