h1

Estudos Realizados

Os países escandinavos, o Reino Unido, a Itália, a Alemanha, a Irlanda e Portugal são os países que têm uma maior tradição no estudo do fenómeno bullying, existindo inúmeras informações recolhidas desde o princípio da década de 80. Muitas dessas informações foram recolhidas através do questionário concebido pelo professor Dan Olweus, considerado como o “pai fundador” dos estudos sobre o bullying na escola.
Em alguns desses países, sobretudo durante os últimos 5 anos, incrementaram-se intervenções realizadas, as quais consideravam cada realidade particular.
Em Portugal estão a ser efectuados programas de intervenção, especialmente nas áreas de formação de professores, intervenções curriculares e programas de mediação entre iguais.
Actualmente, o problema da violência em meio escolar é tratado por um conjunto de medidas e opções políticas nos planos da prevenção e segurança, da intervenção social e pedagógica e no plano disciplinar e sancionatório, concretizadas e enquadradas legalmente.
Foi criada ainda uma linha S.O.S. Bullying através da qual as vítimas de bullying podem solicitar ajuda e são orientadas para o profissional mais habilitado para intervir na situação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: