h1

Opções Metodológicas

Na elaboração de um processo de investigação, a metodologia constitui o caminho para o desenvolvimento e concretização dos seus objectivos. Esta consiste, de acordo com Quivy e Campenhoudt (1995, p.151), no prolongamento natural da problemática, articulando de forma operacional os marcos e as pistas que serão finalmente retidos para orientar o trabalho de observação e análise. É composta por conceitos e hipóteses estritamente articulados entre si para, em conjunto, formarem um quadro de análise coerente.

A metodologia é, assim, composta por um conjunto de actividades sistemáticas e racionais que permitem rentabilizar recursos humanos e materiais, dando, ao mesmo tempo, a orientação necessária para percorrer e alcançar os objectivos pretendidos. Constitui uma fase essencial no projecto de investigação permitindo ao investigador personalizar, aí, todo o seu estudo, respondendo, num só tempo, às questões como, quando, onde e com o quê.

Um trabalho de investigação requer a utilização de métodos de recolha de informação que constituem, para Gil (1991, p. 26), o caminho para chegar a determinado fim, permitindo obter respostas às questões de investigação colocadas. É o objectivo da investigação que define o método mais adequado. O tipo de estudo adoptado tem, necessariamente, a ver com o que se pretende estudar e isto está, naturalmente, relacionado com a visão que cada um tem do mundo, da vida e das linhas fundamentais pelas quais se rege, ou seja, com o paradigma que a orienta.

Uma abordagem quantitativa  pareceu-nos a opção adequada para analisar e compreender a temática central do nosso estudo “Os professores, em geral, não estão preparados para prevenir e combater o Bullying na sala de aula.

O tema em estudo surgiu vagamente, do grupo e dos interesses em comum. Geralmente, este é o ponto de partida das investigações, tal como nos dizem Quivy e Campenhoudt (1995, p.20): No início de uma investigação (…) sabemos vagamente que queremos estudar tal ou tal problema (…), mas não sabemos muito bem como abordar a questão. Após a Revisão Bibliográfica e de nos inteirarmos do “State of the Art” , foi necessário tratar o tema nas questões metodológicas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: