h1

Objecto de uma Investigação

Segundo Carmo e Ferreira (1998), descrever o objecto de estudo é definir o que se quer investigar. Para estas autoras é importante pensar em critérios para a análise do objecto de estudo, nomeadamente, a sua familiaridade, que parta de uma motivação pessoal e o conhecimento dos recursos disponíveis. Ter em conta estes critérios tornar-se-á uma vantagem para o investigador, pois o campo de estudo fica minimamente preparado para o trabalho a realizar e, assim, terá de enfrentar menos condicionantes ou, pelo menos, está preparado para elas (pp. 45-46).

Neste trabalho utilizamos uma metodologia quantitativa na qual procurámos  compreender se os professores estão preparados para prevenir e combater o bullying na sala de aula, indagando e inferindo sobre a formação dos professores neste campo, a forma como procuram obter informações e como auxiliam os seus alunos a combater esta forma de violência no meio escolar.

Este estudo incide nas práticas educativas porque é uma temática que emerge de outras investigações e, cada vez mais, a adequação das práticas ao contexto educativo deve ser coerente e rigorosa; a recolha de dados, a sua análise e as inferências que daí advenham servirão para gerar conhecimento que contribua para outras práticas. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: