h1

Fontes, Técnicas e Instrumentos de Recolha e Validação de Dados

      Visto procurarmos analisar a formação e preparação dos docentes em relação ao bullying e a utilização de estratégias no combate e prevenção das ocorrências do bullying em sala de aula, as fontes dos nossos dados são somente os docentes inquiridos.

                 O instrumento para a recolha de dados foi o questionário realizado para testar adequadamente as hipóteses operacionais. O recurso ao Inquérito por Questionário permite, de acordo com Quivy e Campenhoudt (1995:188), o conhecimento de uma população enquanto tal: as suas condições e modos de vida, os seus comportamentos, os seus valores ou as suas opiniões; a análise de um fenómeno social que se julga poder apreender melhor a partir de informações relativas aos indivíduos da população em questão. O Inquérito por Questionário, segundo os mesmos autores, visa ainda a verificação das hipóteses teóricas e a análise das correlações que estas hipóteses sugerem.

                 A nossa escolha recai sobre o questionário pela possibilidade de quantificar uma multiplicidade de dados e de proceder, por conseguinte, a numerosas análises de correlação. Na elaboração do questionário, visamos medir cada variável com uma pergunta específica. As perguntas realizadas foram essencialmente fechadas, onde os respondentes têm de preencher alguns campos com dados precisos, escolher entre repostas alternativas ou indicar outros aspectos à sua escolha.

                 Enquanto que as perguntas fechadas irão possibilitar uma análise quantitativa dos dados, as perguntas semi-fechadas e de escolha ou escrita livre destinam-se a serem analisadas qualitativamente, como complemento para a compreensão mais aprofundada e contextualizada do fenómeno.

                 Os objectivos gerais das perguntas visam apenas a recolha de factos. Pretende-se com estas perguntas respostas quantitativas apresentadas em número pelo respondente, respostas quantitativas escolhidas pelo respondente a partir de um conjunto alternativo de respostas e respostas qualitativas descritas por palavras pelo respondente (nas estratégias utilizadas e no tipo de actualizações que fazem).

                 Antes da aplicação do questionário foi realizado um estudo preliminar a uma pequena amostra representativa do estudo. O objectivo do estudo preliminar foi o de seleccionar perguntas adequadas para serem incluídas na versão final do questionário que se pretende utilizar na investigação principal. Este estudo preliminar foi feito de forma digital, através da ferramenta Surveymonkey. Esta ferramenta permite a criação de todo o tipo de questionários e ao mesmo tempo faz a recolha de dados e trata-os estatisticamente. Foi-nos possível verificar a relevância, a clareza e compreensão das perguntas aplicadas aos respondentes.

                 No que respeita às técnicas de recolha de dados, estas consistem na técnica da inquirição, uma vez que pretendemos questionar alguns docentes de uma área escolar. Além disso, procedemos à recolha de documentos indicativos de ocorrências de bullying como as participações disciplinares, contactos com Encarregados de Educação, registos dos docentes, entre outros, para complementar o nosso questionário.

                 De acordo com Quivy e Campenhoudt (1995:220), o investigador em ciências sociais recolhe documentos por duas razões completamente diferentes. Ou tenciona estudá-los por si próprios (…) ou espera encontrar neles informações úteis para estudar outro objecto (…). Do ponto de vista da fonte, pode tratar-se de documentos manuscritos, impressos ou audiovisuais, oficiais ou privados, pessoais ou provenientes de um organismo. Contudo, segundo os mesmos autores, há que controlar a credibilidade e autenticidade dos documentos e das informações recolhidas, bem como a sua adequação aos objectivos e às exigências do trabalho de investigação.

                 No nosso projecto, pretendemos recolher alguns comprovativos escritos de ocorrências de bullying nas escolas, para podermos verificar a quantidade de casos oficiais e participados de bullying em cada estabelecimento de ensino do 1.º Ciclo do Concelho de Vila Franca do Campo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: