h1

Um caso em Portugal dos efeitos de Bullying: O caso do Leandro

Março 16, 2010

O caso do Leandro, um menino de 12 anos que se atirou ao rio Tua porque sofria violência física e psicológica (bullying) dos colegas na escola, é o revelar de uma face que agora se torna exposta: o bullying.

De acordo com a fonte, as versões recolhidas no inquérito judicial em curso, nomeadamente de alunos, professores e familiares, “coincidem no essencial” com o que tem sido veiculado na Comunicação Social, sobre  o caso do  Leandro: este menino  terá sido agredido por um aluno mais velho de “17/18 anos” que frequenta a mesma escola.

Alguns dos colegas de Leandro  relatam que o viram a chorar, enquanto jogavam à bola, e a sair do recinto da escola dizendo que “ia atirar-se ao rio”.

“Os amigos pensam que de facto ele não se queria afogar. Ele nunca disse que se queria matar”. Contudo, atirou-se ao rio.

Dos testemunhos recolhidos, conclui-se   que a criança “era interveniente em muitas zaragatas, muitas vezes provocadas pelo próprio, que, nas situações de agressões, resistia e não demonstrava medo”

As versões indicam também que “ele é uma criança reguila, não é apático” e “tem alguns problemas de indisciplina”.

“Há disciplinas, História e Ciências, em que é mal educado com os professores”, acrescentam.

Os testemunhos relatam que “às vezes, faltava a aulas, como aconteceu no dia dos factos em que não foi á última aula da manhã”.

Não obstante aos testemunhos, à irreverência  ou não do Leandro, os efeitos nefastos do bullying são evidentes : conduzem, devido ao carácter psicológico, à tortura e ao suicídio.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: